Desde junho, a equipe de coordenação e agentes multiplicadores do projeto Oportunizar está a todo vapor, articulando estratégias para começar a implementar ações de qualificação e empregabilidade para pessoas trans em dez cidades brasileiras. Nas últimas semanas, foram realizados encontros promissores através de videoconferências com grandes marcas, como CVC, Itaú e Philip Morris.
CVC Corp.
A CVC Corp. é o maior grupo de empresas de viagens da América Latina, como CVC Viagens e Submarino Viagens.
Na reunião, a empresa expôs suas políticas de inclusão, como um pacto com a ONU para promover ações de diversidade e sustentabilidade e o programa Estágio dos Sonhos 2021, voltado para grupos minoritários, mas que apresenta um grande número de homens cis brancos entre seus mais de 7 mil inscritos.
A CVC mostrou interesse em apoiar as ações do Oportunizar, não só através de vagas para o Estágio dos Sonhos 2021, mas também contribuindo com a formação presencial sobre empregabilidade e mercado de trabalho, prevista no plano de ações do projeto. Essa formação deve acontecer em agosto, em Aracaju (SE), e será voltada para os dez agentes multiplicadores.
Itaú Cultural
O Itaú Cultural é uma organização que contribui para a valorização da cultura brasileira, através da pesquisa e produção de conteúdo. A organização mapeia, incentiva e divulga manifestações artístico-intelectuais em todo o país.
A organização propôs uma articulação entre o Oportunizar e o banco Itaú, além de formações em Recursos Humanos e Gestão Cultural para a equipe de agentes do projeto. A coordenação do Oportunizar sugeriu uma capacitação sobre RH, realizada à distância pelo Itaú Cultural. A organização demonstrou interesse pela iniciativa, mas não pôde confirmar na ocasião.
Philip Morris
A multinacional Philip Morris é a segunda maior empresa de tabaco do Brasil e atua no país há mais de 45 anos. Sua fábrica em Santa Cruz do Sul (RS) produz cigarros de marcas conhecidas, como Marlboro e L&M.
A empresa sinalizou a possibilidade de doar notebooks para a equipe de agentes multiplicadores do projeto. Foi avaliado também o apoio na formação a ser realizada em Aracaju (SE), no mês de agosto. A Philip Morris mostrou-se solícita em levantar conteúdo e contatar profissionais adequados para a formação, assim que a coordenação do Oportunizar fechar a programação.
A contribuição da empresa com o Oportunizar poderá ser ampliada, já que a Philip Morris recentemente fechou parceria com uma escola de cursos profissionalizantes, que poderiam ser oferecidos para o público atendido pelo projeto.
Sobre o Oportunizar
O projeto Oportunizar tem o objetivo de fortalecer ações institucionais do movimento trans, capacitando lideranças e realizando ações de advocacy sobre qualificação e empregabilidade nas cinco regiões do país. Espera-se, assim, promover a cidadania de pessoas trans, combatendo o preconceito com a identidade de gênero no mercado de trabalho. Para isso, estão previstas propostas de políticas públicas que reduzam a exclusão social da população trans nos aparelhos de gestões estaduais e municipais e, assim, tragam o reconhecimento dos sujeitos através da sua vivência e de sua identidade de gênero nos mercados de trabalho.